Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas globais de semicondutores caem 22% em dez e 2,8% em 2008

As vendas globais de semicondutores caíram 22% em dezembro na comparação com igual mês do ano anterior. Em 2008, as vendas diminuíram 2,8%, à medida que a crise continua prejudicando o setor e provocando cortes por parte de fabricantes e de compradores de chips.

Agência Estado |

De acordo com o presidente da Associação da Indústria de Semicondutores, George Scalise, "o setor enfrenta atualmente um período de incerteza sem precedentes. A retomada do crescimento das vendas dependerá em parte da eficácia de diversas medidas que agora são estudadas pelo governo federal" para estimular a economia.

A demanda por semicondutores é altamente ligada à economia, à confiança do consumidor e à renda disponível, segundo Scalise. Embora as vendas de produtos eletrônicos tenham se mantido "razoavelmente bem" durante os três primeiros trimestres, a recessão "prejudicou severamente" os resultados do quarto.

Em valores, as vendas de chips em todo o mundo somaram US$ 17,41 bilhões em dezembro, uma queda de 17% em comparação com novembro e o terceiro mês seguido de declínio nessa base de comparação.

Numa comparação com igual mês do ano anterior, as vendas na Ásia Pacífico, que respondem por cerca de metade das vendas globais, caíram 22%. Nas Américas, a queda foi de 26%, no Japão foi de 13% e na Europa, de 28%.

Por causa da queda da demanda e do aumento da concorrência, as fabricantes de chips cortaram custos, fechando linhas de produção, reduzindo salários e demitindo. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG