Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas dos supermercados cresceram 8,98% em 2008, revela Abras

SÃO PAULO - As vendas reais do setor supermercadista brasileiro cresceram 8,98% no ano passado, quando comparadas a 2007. Em dezembro último, os supermercados registraram aumento de 6,07% nas vendas reais em relação ao mesmo mês do exercício anterior, segundo dados divulgados hoje pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Valor Online |

" O ano de 2008 foi muito bom. Mesmo com o clima pessimista se instalando no mercado nos últimos meses, tivemos o melhor faturamento em 10 anos, em termos reais, afirmou o presidente da Abras, Sussumo Honda. No final do ano passado, associação havia previsto crescimento de 9% para o setor, alta muita próxima da efetivamente registrada. No entanto, o mesmo não aconteceu em dezembro.

O prognóstico da Abras para o que deveria ser o melhor mês do ano era de um crescimento de 10% contra o mesmo mês de 2007, desempenho que seria motivado, principalmente, pelas festas de fim de ano. " Dezembro foi um mês em que começamos a perceber que o consumidor mudou sua percepção e agiu diante dos cortes de emprego e do clima que se instalou na economia " , afirmou o Honda.

Na comparação com novembro, entretanto, houve crescimento real de 27,12% nas vendas dos supermercados. Em termos nominais, a alta foi de 12,33% ante o mesmo mês de 2007 e de 27,48% na comparação com o mês anterior.

A entidade informou que o índice de vendas referente a novembro mostrou aumento real de 0,84% ante outubro e de 10,74% com relação a novembro de 2007. " O consumo está ligado às expectativas dos consumidores. O final do ano passado mostrou que os efeitos da crise estão mais presentes " , explicou o presidente da Abras.

Diante desse novo panorama que vem se desenhando para o setor, a entidade acredita em um 2009 mais difícil, marcado pela desaceleração das vendas do setor. " São muitos fatores que podem afetar o setor neste ano, mas continuaremos crescendo " , completou Honda.

(Vanessa Dezem | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG