Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas de PCs cresceram 15,8% no terceiro trimestre, afirma IDC

SÃO PAULO - O mercado mundial de PCs cresceu 15,8% no terceiro trimestre, pouco abaixo do esperado pela consultoria IDC. O resultado, porém, é considerado positivo, uma vez que foi obtido em meio ao agravamento da crise financeira global.

Valor Online |

Segundo a consultoria, o desempenho do setor foi beneficiado pelos bons resultados na região da Europa, Oriente Médio e África.

"A proliferação de PCs portáteis de baixo custo (mininotebooks) coincidiu perfeitamente com as condições do mercado", afirmou o analista do Levantamento Trimestral de PCs do IDC, Jay Chou. "À medida que mais modelos de baixo custo entram no mercado, um novo pico de pedidos pode surgir entre os fabricantes enquanto o mercado tende para o lado de notebooks com cada vez mais baixos preços médios de venda. O que resta avaliar é quanta canibailização irá ocorrer, e qual o grau de influência que a crescente pressão econômica terá sobre o crescimento do mercado de PCs no ano que vem", acrescentou.

Segundo o analista, as condições difíceis do mercado se aceleraram no final do trimestre. Mas, embora tenha havido uma contração nos negócios no segmento corporativo, em reflexo das reduções nos orçamentos de tecnologia, os gastos relacionados ao período de volta às aulas serviu para compensar parcialmente essa queda.

"O IDC espera que os problemas econômicos nos EUA impactem ainda mais os gastos com computadores, tanto no segmento corporativo como entre consumidores, no período de festas de fim de ano", acrescentou o analista de Computação Pessoal do IDC, Doug Bell.

Segundo o IDC, a Hewlett-Packard (HP) manteve a liderança no mercado mundial, tendo vendido 15,09 milhões de unidades no terceiro trimestre, 14,9% mais que no mesmo período de 2007. Ainda assim, sua participação de mercado caiu de 19% para 18,8% no intervalo.

A vice-líder do mercado, a Dell, teve desempenho semelhante, elevando em 11,4% suas vendas, para 11,34 milhões de unidades comercializadas no terceiro trimestre, mas vendo cair sua participação de mercado. Entre julho e agosto de 2007, a companhia tinha fatia de 14,7% do segmento de PCs global e, em mesmo período deste ano, essa fatia encolheu para 14,2%.

O melhor desempenho foi obtido pela terceira maior empresa do setor, a taiwanesa Acer, que apresentou expansão de 86,3% nas vendas no terceiro trimestre, ante os mesmos três meses de 2007, para 10,03 milhões de aparelhos. Com isso, sua participação de mercado passou de 7,8% para 12,5% no período. A empresa, porém, foi beneficiada pela incorporação das empresas Gateway e Packard-Bell, que inflou seu resultado neste ano.

Ainda assim, mesmo considerando os resultados das três companhias obtido no terceiro trimestre do ano passado, a expansão da Acer foi bastante significativa no período. Segundo o IDC, com essas bases, a fabricante taiwanesa registrou alta de 56,6% nas vendas, e um aumento de 3,2 pontos percentuais em sua participação de mercado.

(José Sergio Osse | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG