SÃO PAULO - O licenciamento de autoveículos novos importados somou 38.628 unidades em janeiro, com aumento de 24,4% em relação ao mês de dezembro.
É o segundo mês consecutivo de aumento desde novembro, quando a venda desses veículos caiu para 26.400 unidades, ante os 34.600 registrados em outubro.
No confronto com janeiro de 2008, quando foram licenciados 29.811 veículos importados, a alta foi de 29,6% no primeiro mês deste ano.
A participação dos importados nos licenciamentos feitos no país em janeiro passou para 19,6% do total, expansão ante a fatia de 16% registrada em dezembro do ano passado e mesmo em relação a novembro, quando era de 14,8%.
O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, acredita que o movimento pode ter sido estimulado pela queima dos estoques.
Ainda assim, o dirigente diz que ainda não há tendência configurada nessa evolução, mas é preciso um "olhar de cuidado" sobre o intercâmbio comercial.
Ele criticou medidas protecionistas de mercado, mas lembrou que salvaguardas previstas em lei e dentro das normas da Organização Mundial do Comércio (OMC) são ferramentas para lidar com concorrência desleal no mercado interno.
(Bianca Ribeiro | Valor Online)