Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas de eletroeletrônicos caem apenas 2% em setembro nos EUA

SÃO PAULO - As vendas de eletroeletrônicos nos EUA tiveram uma queda de 2% em setembro. A retração, portanto, foi bem menor do que se temia no mercado, afirmou a consultoria NPD Group.

Valor Online |

No mês passado, na verdade, houve uma reacomodação do mercado aos níveis de julho, uma vez que, em agosto, houve expansão de 2% nas vendas, por conta do período de volta às aulas no país. E, em setembro de 2007, segundo o NPD, as vendas também foram fracas, tendo caído 1% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior.

A consultoria, porém, verificou um aumento de 20% nas vendas de TVs de tela plana em relação ao mesmo período de 2007. Em termos de unidades, as TVs com telas de mais de 40 polegadas tiveram expansão de vendas de 30% no período. Em valores, esse aumento foi de 10%.

O faturamento com notebooks também aumentou, ficando 9% acima do registrado em setembro de 2007. Em unidades, a expansão foi de 12% nesse segmento.

"A indústria teve algumas dificuldades neste mês, o que é esperado quando a economia desacelera, mas os consumidores que podem gastar continuaram a fazê-lo", afirmou o vice-presidente de análise industrial do NPD, Stephen Baker. "Essas categorias chave continuam a ter bom desempenho e, além disso, esses segmentos em expansão estão registrando ritmo de crescimento em unidades maior do que em faturamento, mas mantendo uma média de preço de venda entre US$ 800 e US$ 900. O crescimento está desacelerando, mas em um ano com poucos produtos novos para captar o interesse, esses artigos mais caros da indústria de tecnologia (notebooks e TVs de tela plana) continuam com boa demanda", acrescentou.

(José Sergio Osse | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG