Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas de champanhe caem pela primeira vez em 8 anos

Paris, 5 fev (EFE).- A comercialização de champanhe em 2008 diminuiu 4,8% em relação ao ano anterior, na primeira queda que as vendas do espumante mais famoso do mundo registram em oito anos, informou hoje o Comitê Interprofissional dos Vinhos de Champagne (CIVC).

EFE |

A diminuição no consumo da bebida é atribuída à crise econômica, mas parece maior porque em 2007 as vendas atingiram níveis particularmente altos, informou a organização.

No ano passado, foram comercializados 322,4 milhões de garrafas de champanhe, contra 338,7 milhões no ano anterior.

Nos últimos anos, as vendas de champanhe vinham subindo a uma média de 2% ao ano. A última queda anualizada nas vendas da bebida havia sido registrada em 2000. Na época, o CIVC atribuiu a diminuição à mudança de milênio, o que tinha levado os consumidores a armazenar maciçamente garrafas do século XX.

No que se refere a 2008, as vendas começaram a cair de forma significativa em setembro, mas se recuperaram durante a temporada natalina, quando cresceram 3,3% em relação ao mesmo período de 2007.

Na França, a queda das vendas foi de 3,6%, inferior à registrada na União Europeia (6,5%) e no resto dos mercados (6,2%).

As vendas registradas em países emergentes compensaram parte da queda em países tradicionalmente consumidores de champanhe, informou a CIVC. EFE lmpg/sc

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG