Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas de carros no País desaceleram em agosto

As vendas de veículos somaram 244,8 mil unidades no mês passado, um recuo de 15% em relação a julho, mês recorde para o setor, com 288,1 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Ainda assim, foi o melhor agosto da história da indústria automobilística brasileira.

Agência Estado |

O setor, porém, iniciou o mês passado com projeções de vender 265 mil veículos em agosto.

No ano até o mês passado, as vendas acumulam aumento de 26,3% na comparação com o período de janeiro a agosto de 2007, ante um crescimento que vinha sendo mantido na casa dos 30%. A desaceleração do ritmo, embora esperada, foi uma das preocupações levadas na semana passada pelos principais executivos das montadoras ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em encontro no Palácio do Planalto, eles manifestaram receio de possível adoção de medidas de contenção de demanda, como a cogitada cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre os contratos de leasing (arrendamento mercantil), modalidade de financiamento que cresceu mais de 140% nos últimos 12 meses. O grupo também demonstrou preocupação em relação a iniciativas de alguns governadores de aumentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos automóveis.

Somadas à continuidade da elevação dos juros, conforme esperado para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na próxima semana, as duas medidas poderiam colocar um freio ainda maior nas vendas de veículos, num momento em que as empresas anunciam investimentos e contratação de pessoal para ampliação de capacidade produtiva. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG