As grandes redes varejistas norte-americanas surpreenderam no fim do verão (no hemisfério norte) e registraram um crescimento maior que o esperado das vendas na volta às aulas

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As grandes redes varejistas norte-americanas surpreenderam no fim do verão (no hemisfério norte) e registraram um crescimento maior que o esperado das vendas na volta às aulas. As vendas no conceito de mesmas lojas - que inclui unidades abertas há um ano ou mais - subiram 3,3% em agosto, mais que a alta de 2,5% prevista pelos analistas. Em julho, houve alta de 2,7% e, em agosto do ano passado, queda de 2,9%.

As varejistas Kohl's, J.C. Penney e Macy's superaram as previsões, com as duas últimas afirmando que as vendas na volta às aulas estão indo bem. O executivo-chefe da Macy's, Terry Lundgren, alertou que a companhia "continua a observar cuidadosamente as tendências econômicas".

A Kohl's informou que as vendas totais cresceram 7,7% em agosto, para US$ 1,42 bilhão, na comparação com o mesmo período do ano passado. As vendas de mesmas lojas aumentaram 4,5%. No acumulado do ano, as vendas totais subiram 9%, para US$ 9,55 bilhões, enquanto as vendas de mesmas lojas cresceram 5,7%. A J.C. Penney disse que as vendas de mesmas lojas cresceram 2,3% em agosto, ante o mesmo período de 2009, em linha com as estimativas da empresa. As vendas totais subiram 0,8%, para US$ 1,439 bilhão.

Já a Macy's registrou alta de 6,2% das vendas totais em agosto, para US$ 1,638 bilhão, na comparação com o US$ 1,542 bilhão do mesmo período do ano passado. As vendas de mesmas lojas aumentaram 4,3% em agosto em relação a igual mês de 2009.

Duas grandes lojas de departamento de luxo anunciaram resultados divergentes. A Nordstrom registrou um aumento de 6,3% nas vendas de mesmas lojas, acima das projeções de um crescimento de 5,9%. Mas a alta de 1% nas vendas de mesmas lojas da Saks ficou abaixo da projeção de 4,3%.

As principais varejistas menores travaram uma batalha promocional em agosto e a Abercrombie & Fitch parece ter sido uma das vencedoras. As vendas de mesmas lojas da empresa subiram 6%. Os analistas projetavam um avanço de 5,9%. Já a Costco Wholesale teve aumento de 5% nas vendas de mesmas lojas, superando a previsão dos analistas de um aumento de 3,6%.

As vendas de mesmas lojas da Aeropostale Inc. recuaram 1% no mês passado, em bases anuais, contrariando as projeções de uma alta de 1,2% e ficando abaixo da expansão de 9% registrada um ano antes. A American Eagle Outfitters reportou um aumento de 1% das vendas de mesmas lojas, ante projeção de crescimento de 1,1%. A varejista reduziu suas perspectivas para os resultados do terceiro trimestre. A Target registrou expansão de 1,8% nas vendas de mesmas lojas, um resultado menor que a alta de 2% esperada pelos analistas. As informações são da Dow Jones.

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