Paris, 9 jul (EFE).- O grupo francês Renault vendeu 1.

325.504 carros em todo o mundo no primeiro semestre do ano, uma alta de 4,3% em relação ao mesmo período de 2007, apesar da estagnação na Europa, seu principal mercado.

As vendas da Renault na América Latina foram impulsionadas principalmente pelo Brasil, que praticamente dobrou seu número de veículos comercializados pela fabricante francesa, com 58.792 de automóveis negociados.

A Renault registrou uma alta de 17,7% (136.849 automóveis) na América Latina, impulsionada ainda pela Argentina, com um crescimento de 8,3%, para 40.071 veículos.

No entanto, foram registradas baixas nas vendas de 23,2% na Colômbia (14.657 veículos), de 8,5% no México (8.003) e de 41,7% na Venezuela (6.414).

Na Europa, as vendas da fabricante sofreram uma leve queda de 0,5%, para 864.978 veículos, mas na França houve uma alta de 5,7%, para 366.478 automóveis.

As principais altas registradas na Europa ocorreram nos mercados da Alemanha, de 15% (88.295 de veículos), Holanda, de 17,9% (31.234), e Bélgica, de 11,7% (41.320).

As maiores quedas nas vendas da Renault aconteceram na Itália, de 12,2% (71.419 de veículos), e na Espanha, de 22% (82.461).

Na região Ásia-África, o aumento registrado foi de 25,4%, com 109.738 unidades, apesar da queda de 7,5% em seu principal mercado na região, a Coréia do Sul (52.559 de veículos).

Depois de anunciar hoje estes resultados, a Renault indicou que tem as condições necessárias para continuar com o crescimento no segundo semestre, mas não confirmou se mantém o objetivo de uma alta de pelo menos 10% para o conjunto de 2008.

Em comunicado, a fabricante se limitou a assinalar que "o crescimento dependerá em grande medida da evolução do entorno econômico e financeiro, ainda muito incerto por enquanto, e de seu impacto nos principais mercados automobilísticos, sobretudo na Europa e particularmente na França". EFE ac/mh

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