Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas da construção foram 26,5% maiores

O segmento de material de construção teve o melhor desempenho entre as empresas do pequeno varejo, conforme pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio). No mês de maio, o faturamento cresceu 26,5% em relação ao mesmo período de 2007.

Agência Estado |

De janeiro a maio, teve alta de 31% na comparação com igual período do ano passado. No geral, o pequeno varejo apresentou alta de 11,2% em maio.

As lojas de vestuário, tecidos e calçados também apresentaram crescimento no faturamento, com aumento de 14,9% no mês de maio e 9,2% no ano - ante os mesmos períodos de 2007. Já o comércio varejista de móveis e decorações - impulsionadas pela expansão do mercado imobiliário -, alcançou alta de 12,5% na comparação com maio de 2007, e chegou a 7,9% de elevação em 2008.

O varejo de eletroeletrônicos também teve crescimento no mês de maio - alta de 6,6% - mas, no acumulado do ano, as vendas registraram 1,4% de queda em relação ao mesmo período do ano passado.

Os pequenos varejistas do segmento de alimentos e bebidas foram os que menos cresceram em faturamento no mês de maio: 2,4% e 2%, respectivamente - na comparação inter anual. Mas, de janeiro a maio deste ano o resultado foi negativo para ambos - da ordem de 1,3% e 1,4%, respectivamente, ante igual período do ano passado.

Para a assessora econômica da Fecomércio, Paula Moura, os pequenos varejos paulistas devem manter desempenho semelhante no segundo semestre do ano. "Embora exista o cenário da inflação, que aponta aumentos até o fim do ano, essas altas são captadas apenas por alguns segmentos, como o setor de alimentos, nos outros não. Pode haver queda nas vendas, mas nada que faça com que o ano feche no negativo", diz.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG