Tamanho do texto

Washington, 5 jan (EFE).- O Grupo Chrysler disse hoje que vendeu 89.

813 veículos em dezembro, 53% a menos que no mesmo mês do ano passado, e que terminou 2008 com uma redução das vendas de 30% com a comercialização de 1.453.122 unidades.

A marca Chrysler é a que mais sofreu a queda de dezembro, pois as vendas diminuíram 60%, com a comercialização de 19.453 veículos. No conjunto de 2008, a redução foi de 38%.

A marca Jipe, especializada na venda de veículos 4x4, perdeu 48% de sua demanda em dezembro (23.091 unidades) e 30% em todo o ano.

A terceira marca do grupo, Dodge, vendeu 47.269 veículos, o que representa uma redução de 52% em dezembro. No conjunto de 2008, a perda da Dodge foi 26%.

Apesar das graves perdas registradas, o presidente da Chrysler, Jim Press, afirmou através de um comunicado que a companhia "começa este ano mais forte e melhor colocada para ter êxito no mercado".

Press acrescentou que, "em termos de produtos, a Chrysler seguirá investindo em qualidade e melhoras no consumo de combustível de sua gama atual", e desenvolve "novos veículos para a próxima geração".

O diretor também disse que trabalhará com todas as partes para "seguir reestruturando" a empresa.

A Chrysler sustentou que, em janeiro, seguirá dando incentivos de até US$ 6 mil pela compra de veículos do modelo 2008 e de até US$ 3 mil em 2009.

"A companhia também está trabalhando com Chrysler Financial e outras firmas financeiras do país para criar pacotes que ofereçam aos clientes uma ampla variedade de opções para o financiamento" explicou a empresa. EFE crd/db