As vendas domésticas de veículos no Japão caíram no ano passado para o menor nível desde 1974, uma vez que a recessão comprimiu a demanda já fraca do consumidor nos últimos meses de 2008. De acordo com dados da Associação de Concessionárias do Japão, as vendas de novos carros, caminhões e ônibus recuaram 6,5% para 3,212 milhões de veículos em 2008.

As vendas, medidas pelo registro de veículos, são acompanhadas por economistas por serem a primeira indicação dos gastos dos consumidores a ser divulgada a cada mês.

Enquanto as quedas dos anos anteriores foram atribuídas aos elevados preços de gasolina e ao declínio da população, analistas culpam a recessão no Japão pelo declínio de 2008. Grandes montadoras como Toyota Motor Corp., Honda Motor Co. e Nissan Motor Co. reduziram nas últimas semanas as previsões de resultado para o ano fiscal que termina em março.

De acordo com os dados da associação, apenas em dezembro as vendas caíram 22,3%, para 183.549 veículos. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.