SÃO PAULO - As vendas de veículos importados das marcas associadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) no atacado fecharam o mês de outubro com queda 26,29% em relação a setembro, num total de 2.616 unidades.

Já os dados de emplacamento indicam baixa de 8,51% no período, com 3.236 unidades registradas em outubro.

Em comparação ao mês de outubro do ano passado, as vendas no atacado subiram 79,5%, com elevação acumulada de 206,42% nos 10 primeiros meses de 2008 (27.596 unidades). O emplacamento subiu 233,02% no acumulado do ano, com 26.202 unidades.

O presidente da associação, Jörg Henning Dornbusch, avalia que a baixa nas vendas foi menor do que o esperado, tendo em vista a diminuição da atividade nas concessionários. Números piores foram evitados devido a acordo entre montadoras, importadoras e concessionárias de não elevar o preço final dos veículos apesar da valorização do dólar e do euro.

Apesar da desaceleração, a entidade sustenta a previsão de vendas de 32 mil unidades neste ano. As marcas associadas da Abeiva são: BMW, Chana Motors, Chrysler, Dodge, Effa Motors, Ferrari, Rafei Motors Jeep, Jinbei, Kia, Maserati, Pagani, Porsche. Ssangyong, Suzuki
(Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.