Tamanho do texto

Tóquio - As vendas de carros importados, incluindo os de marcas japonesas fabricados no exterior, caíram 37,7% no Japão em novembro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, em função da crise econômica mundial.

Segundo a Associação Japonesa de Importadores de veículos, as vendas mensais de veículos novos de importação desceram pelo sétimo mês consecutivo, para 13.543 unidades, o número mais baixo dos últimos 20 anos.

A associação atribuiu hoje a queda das vendas à crise econômica e à situação de instabilidade do trabalho no Japão, o que prejudicou os níveis de consumo.

As vendas de marcas estrangeiras caíram 36,7%, para 11.844 unidades, enquanto as dos veículos japoneses fabricados em outros países desceram 44,1%, às 1.669 unidades.

A alemã Volkswagen se manteve no primeiro lugar de vendas, apesar da queda de 31,9% de veículos comercializados, para 3.250 unidades.

A Associação Japonesa de Importadores de Veículos disse que durante os próximos meses os veículos importados devem registrar números parecidos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.