Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Venda da indústria cresce 5,7% em 2008, maior alta da série da CNI

BRASÍLIA - As vendas reais da indústria brasileira encerraram 2008 com crescimento de 5,7% perante o ano anterior. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi a maior taxa de expansão anual desde o início da série, em 2003, apesar da queda no último trimestre.

Valor Online |

 

Apenas no mês de dezembro, o faturamento real da indústria de transformação nacional subiu 1,4% sobre novembro, pelo critério dessazonalizado. Na série sem ajuste, porém, houve queda de 4,3%. Ante dezembro de 2007, as vendas reais se contraíram em 2%.

Em relatório, a CNI destaca que a crise internacional atingiu duramente a indústria no último trimestre de 2008, mas o bom desempenho até setembro garantiu o resultado positivo nas vendas reais em todo o ano.

O destaque de 2008 foi o setor de veículos automotores, cujo faturamento real representou 35% da variação global do índice. A entidade diz ainda que a maioria dos setores industriais teve saldo positivo anual, com exceção para os ramos de Madeira e Produtos químicos.

Leia mais sobre indústria

Leia tudo sobre: indústria

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG