Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Veja comentários dos líderes sobre cúpula do G20

WASHINGTON - Os líderes dos países ricos e das principais nações emergentes chegaram a um entendimento no sábado para agir rapidamente visando restaurar o crescimento, regular as finanças internacionais e dar aos emergentes mais voz na condução da economia mundial. Veja abaixo alguns comentários feitos por eles sobre a cúpula.

Reuters |

GORDON BROWN, PRIMEIRO-MINISTRO DA GRÃ-BRETANHA

"Um estímulo coordenado e combinado por meio de medidas orçamentárias para apoiar a demanda em nossas economias; acredito que veremos muitos países seguindo isso nas próximas semanas."

"É o caminho para um novo Bretton Woods. Se você olha para as conclusões do documento, está absolutamente claro que estamos tentando construir novas instituições para o futuro."

"Essa é a primeira vez que uma reunião de líderes instruiu os negociadores comerciais, e eu acredito que agora estamos determinados em alcançar um acordo nas próximas semanas."

"Estamos dando instruções aos nossos negociadores comerciais para que cheguem a um acordo até o final do ano."

GUIDO MANTEGA, MINISTRO DA FAZENDA

"O Brasil atingiu seu objetivo de solidificar o papel do G20 como o melhor local para a tomada de decisões econômicas internacionais."

PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

"Acho que essa crise terminará mais rápido do que as pessoas estão esperando. O G20 não pode permitir que uma crise deflagrada pela especulação atrapalhe a produção e a economia real dos países em desenvolvimento."

STEPHEN HARPER, PRIMEIRO-MINISTRO DO CANADÁ

"Há uma visão saindo desse encontro, posso lhes dizer muito enfaticamente... que somente a política monetária não será o suficiente para fazer a economia global atravessar essa crise. Terá de haver ação fiscal, e terá de haver ações fiscais adicionais."

"É o início de um processo sem precedentes onde os países desenvolvidos e em desenvolvimento trabalharão juntos... É a realidade. Acho que essa realidade é uma mudança."

NICOLAS SARKOZY, PRESIDENTE DA FRANÇA

"Todos os países fizeram um apelo para um relançamento combinado (da economia mundial)."

"Essa é a mensagem que estamos enviando aos mercados."

GEORGE W. BUSH, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

"O que quer que façamos, quaisquer que sejam as reformas que recomendemos, precisamos ser guiados por esse fato simples --que a melhor maneira para resolver os problemas é o crescimento econômico, e o caminho mais certo para esse crescimento é o capitalismo de livre mercado."

Leia tudo sobre: g20

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG