Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Veículos terão etiqueta para mostrar nível de emissão

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou ontem que a partir de outubro os veículos novos sairão de fábrica com uma etiqueta informando seu nível de emissão de poluentes. Isso vai permitir o consumo consciente, pois o comprador poderá escolher o carro que emite menos gás carbônico.

Agência Estado |

"

Segundo Minc, a medida estava prevista em resolução e agora será colocada em prática. Em depoimento em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, ele informou que a instalação do selo foi negociada com a Anfavea, associação das montadoras.

Mas, segundo a entidade, não houve discussões sobre isso. O que está sendo negociado com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) é um selo de consumo de combustível.

As negociações entre Anfavea e Inmetro têm como ponto principal a maneira como será medido esse gasto. "Veículos não são como geladeiras, que trazem essa etiqueta", disse um representante da associação.

"A queima de combustíveis por automóveis inclui diversas variáveis, como a forma que o motorista dirige e o tipo de estrada em que o veículo roda."

O consumo de combustível está diretamente ligado à emissão de poluentes. Quanto mais energia o carro "queima", maior é o nível de gás carbônico que ele libera na atmosfera.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG