Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vazio sanitário do algodão começa em 1º de outubro no MT

São Paulo, 17 - Terminada a colheita do algodão no Mato Grosso, maior produtor do País, os produtores se preparam para iniciar o vazio sanitário, que neste ano será realizado de 1º de outubro a 30 de novembro. O vazio é o período em que os restos da planta que permanecem nas lavouras após a colheita têm que ser destruídos a fim de evitar o aparecimento de pragas, principalmente o bicudo.

Agência Estado |

O vazio deveria ter começado em 15 de setembro, mas foi adiado por conta das condições climáticas atípicas deste ano, que atrasaram o desenvolvimento e posterior colheita do algodão. O pedido de prorrogação foi feito pela Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e acatado pela Comissão de Defesa Sanitária Vegetal coordenada pela Superintendência Federal de Agricultura.

Os produtores do Mato Grosso plantaram cerca de 570 mil hectares em 43 municípios na safra 2007/08. Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) vão percorrer as lavouras para verificar o cumprimento do vazio sanitário, que foi instituído por meio da Instrução Normativa número 2/2008 e foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira.

O bicudo é considerada a principal praga da cultura por conta de seu poder de destruição das partes reprodutivas das plantadas além dos danos causados ao produto final destinado à comercialização.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG