Tamanho do texto

Mineradora vai listar suas ações na forma de certificados de depósito em bolsa na Ásia

A mineradora Vale, maior produtora e exportadora de ferro do mundo, anunciou hoje que terá ações negociadas na Bolsa de Hong Kong.

A companhia informou em comunicado que incluirá suas ações na forma de certificados de depósito Hong Kong Depositary Receipts (HDRs) e que espera poder iniciar as cotações no fim deste ano, assim que receber a aprovação dos órgãos reguladores.

A decisão responde à "crescente" importância do mercado asiático em seus negócios e às dimensões "consideráveis" das bolsas asiáticas, as que "mais se expandem no mundo", e representará a "exposição direta" da Vale aos mercados nos quais operam seus principais clientes, diz a nota. A empresa ressaltou que espera que a operação tenha reflexos positivos em sua liquidez, base de acionistas e no preço de suas ações.

Privatizada pelo Governo Federal em 1997, a Vale é a maior empresa privada do Brasil e uma das principais mineradoras do mundo com operações em 35 países dos cinco continentes. Além de ser a maior exportadora mundial de ferro, é uma destacada produtora de níquel e outros minerais como potássio e cobre.

Na bolsa de São Paulo, a Vale cota dois tipos de ações - preferenciais e ordinárias -, que estão entre as que possuem maior liquidez no mercado. A empresa também negocia suas ações nas bolsas de Nova York, Madri e Paris.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.