SÃO PAULO (Reuters) - A Vale e a siderúrgica sul-coreana Posco anunciaram na quinta-feira a entrada em operação de dois navios dedicados ao transporte de minério de ferro para a Coréia do Sul. De acordo com comunicado da Vale, os navios M/V Stellar Kosmo e M/V K. Cosmos são do tipo VLOC (very large ore carriers) e têm capacidade de carga de 250 mil toneladas (dwt). Eles foram contratados pela Posco e a expectativa é de que até o fim do ano 4 navios VLOC sejam afretados pela siderúrgica sul-coreana e dedicadas à rota entre Brasil e Coréia do Sul.

Os dois navios fizeram esta semana seu primeiro carregamento de minério no Terminal Marítimo Ponta da Madeira, em São Luis, de acordo com a Vale.

"A Vale tem buscado incentivar seus clientes a utilizarem navios de grande porte e, ao mesmo tempo, vem investindo na infra-estrutura portuária para receber graneleiros cada vez maiores", disse o comunicado.

As duas embarcações são petroleiros convertidos pela Polaris Shipping e Korealine em graneleiros para transportar minério para a Posco.

(Por Camila Moreira)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.