Apesar das quedas das commodities metálicas, agrícolas e do petróleo, as ações da Vale subiram com força e ajudaram a amparar nova alta da Bovespa, ontem. A possibilidade de recuperação da demanda chinesa por minério de ferro, por causa do baixo volume de estoques do país, amparou a recuperação dos papéis da mineradora.

Vale ON subiu 4,19% e Vale PNA, 3,64%.

O Ibovespa terminou com ganho de 0,49%, aos 38.698,92 pontos. Nos EUA, a aprovação pelo Comitê de Apropriações do Senado de uma parte do pacote de US$ 825 bilhões de estímulo à economia elevou a expectativa de votação da outra parcela do plano pelo Comitê de Finanças do Senado. A notícia animou os investidores. O Índice Dow Jones avançou 0,72% e o Nasdaq, 1,04%.

No câmbio, o dólar subiu 0,82%, para R$ 2,329 no balcão, em meio ao fluxo financeiro negativo, ajustes de posições compradas e o início da rolagem de contratos futuros com apostas majoritárias na alta das cotações. A exigência de licença prévia para importação não afetou as cotações da moeda, mas operadores observaram maior cuidado dos bancos na concessão de financiamento ao importador. O juro para janeiro de 2010 cedeu para 11,17%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.