RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Vale anunciou na sexta-feira que adquiriu a empresa especializada em avaliação geológica de áreas de exploração de óleo e gás Petroleum Geoscience Technology Ltda (PGT), por 15 milhões de reais. A aquisição da PGT está alinhada à estratégia da Vale de investir na produção própria de gás natural para suprir suas operações no Brasil e no exterior, afirmou a empresa em um comunicado.

A PGT, que passará a se chamar Vale Exploração e Produção de Gás Natural-E&P, foi criada em 2003 na incubadora de empresas da Coppe/UFRJ (Centro de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ao todo, 50 funcionários serão incorporados pela Vale, informou a Coppe/UFRJ em nota.

Assessorada pela PGT, a Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, entrou no setor de petróleo e gás natural no ano passado, ao adquirir concessões de blocos nas bacias de Santos, Pará-Maranhão e Parnaíba na 9a rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Além da Vale, a PGT assessorou empresas como Queiroz Galvão e Starfish, a norueguesa Norse Energy e a colombiana Ecopetrol.

"Com faturamento estimado em 10 milhões de reais por ano, a PGT é especialista em identificar áreas com potencial para descobertas de petróleo", informou a Coppe/UFRJ em um comunicado.

Desde a 9a rodada, a Vale adquiriu outras participações e hoje possui um portfólio de 15 blocos a serem explorados. Até esta sexta-feira a Vale não tinha se habilitado para a 10a rodada, prevista para 17 e 18 de dezembro.

"Estamos adquirindo mais conhecimento em exploração de gás natural e petróleo. O objetivo é ampliar as opções de geração energética na Vale", afirmou o diretor executivo de Não Ferrosos e Energia, Tito Martins.

A Vale é a maior consumidora de energia do Brasil, ficando com 4,5 por cento de toda a energia gerada no país. A busca de gás nas bacias sedimentares brasileiras tem por objetivo reduzir os custos da companhia com o insumo.

"A partir da aquisição da PGT, a Vale construirá sua equipe própria de profissionais especializados", informou, acrescentando que vai pagar pela aquisição em parcelas anuais até 2013.

A Vale já atua na área de geração de energia elétrica, participando como sócia em oito usinas hidrelétricas, com potência total instalada de 2.509 megawatts.

(Por Denise Luna)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.