SÃO PAULO - A Vale anunciou hoje que arrendou por dez anos a pelotizadora Itabrasco, localizada no porto de Tubarão, em Vitória (ES). O contrato entra em vigência a partir de amanhã.

No ano passado a Itabrasco, que é uma joint venture entre a Vale e a Ilva International S.p.A. (Ilva), lucrou US$ 35 milhões e produziu 4 milhões de toneladas métricas de pelotas.

Pelo arrendamento, a Vale afirma que pagará um valor anual, não informado, para garantir à coligada a rentabilidade atual. Ao mesmo tempo, a mineradora passará a consolidar 100% das operações de pelotização da Itabrasco em seus balanços, para simplificar o informe financeiro.

Segundo a Vale, além de ser a maior siderúrgica da Itália a Ilva é uma das suas maiores clientes de pelotas. Pela joint venture, a Vale possui uma fatia de 50,9% da pelotizadora e a Ilva possui os 49,1% restantes.

A Vale afirma que a operação se assemelha às transações realizadas com Nibrasco e Kobrasco, anunciadas em 30 de abril e 9 de maio de 2008. Para a mineradora, o movimento amplia a exposição da empresa ao negócio de minério de ferro "e cria condições para aumentar a captura de sinergias" nas operações no porto de Tubarão, onde pode haver ganhos de eficiência nos processos e na operação.

(Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.