Rio de Janeiro, 4 jul (EFE).- A gigante da mineração Vale do Rio Doce iniciou hoje uma oferta internacional de ações no valor de R$ 21,7 bilhões com o objetivo de financiar seus planos de expansão.
Em comunicado, a empresa afirma que se trata de uma oferta global de até 256.926.766 ações ordinárias e 164.401.799 ações preferenciais.
A operação, mais alta deste tipo nos mercados brasileiros, inclui uma oferta registrada no Brasil e outra internacional, inclusive nos Estados Unidos através da American Depositary Shares.
O preço definitivo das novas ações deverá ser fixado no próximo dia 16, depois do fechamento do livro de reservas da emissão, o que começará em 11 de julho e terminará no dia 15.
Os papéis começarão a ser negociados nos mercados em 18 de julho.
"A Vale irá utilizar os recursos líquidos desta oferta para propósitos corporativos gerais, os quais podem incluir o financiamento de seu programa de crescimento orgânico baseado em um plano de investimento de US$59 bilhões, aquisições estratégicas e aumento de flexibilidade financeira", diz a nota.
Vale é a maior empresa privada do Brasil e a segunda empresa de mineração e metais do mundo, principal exportadora de minério de ferro do mundial com um terço do mercado global.
Seus papéis cotam nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York e Madri (Latibex). EFE ol/rr