Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vale adquire 836 vagões de carga da Iochpe Maxion

SÃO PAULO - A Iochpe Maxion informou ontem ao mercado que concluiu a venda de 836 vagões ferroviários de carga para a Vale do Rio Doce e de outros 80 para a empresa Comilog, do Gabão. Com os dois pedidos, as vendas da empresa nesse ano totalizam 3.929 vagões, o que significará uma receita bruta anual de cerca de R$ 654 milhões à sua controladora, Amsted Maxion.

Valor Online |

Segundo Oscar Antônio Fontoura Becker, diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, o volume de pedidos está dentro das previsões traçadas no início do ano. Vínhamos conversando com a Vale e com a MRS e já imaginávamos essa demanda , declara. Em 2007, a Iochpe produziu pouco mais de mil unidades, enquanto que a produção nacional foi de 1,6 mil.

Para esse ano, a estimativa de Becker é de que a produção nacional possa chegar a 5 mil unidades. Nos dois últimos anos o mercado recuou por conta da forte produção registrada em 2005 (7,2 mil vagões) , explica.

Em 2009, segundo ele, o ritmo deverá ser mantido, ainda que as concessionárias não tenham efetuado pedidos firmes para o período. O planejamento das empresas começará em agosto , prevê o executivo.

Os vagões adquiridos pela Vale irão operar em Carajás (PA). As 836 unidades serão entregues de agosto a dezembro. Para a ferrovia Norte-Sul, também sob concessão da Vale e com o primeiro trecho previsto para ser entregue até o fim do ano, Becker informa que ainda não existe um pedido confirmado, mas que dados preliminares indicam que seriam necessários cerca de 500 vagões.

A venda para a Comilog foi classificada pelo diretor financeiro da Iochpe como esporádica. O mercado de exportação é menos previsível. Geralmente são países pequenos com operações menores que compram os nosso vagões , acrescenta. No total, a estimativa é de que sejam exportados em 2008 aproximadamente 300 vagões.

(Guilherme Manechini | Valor Econômico)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG