RIO - O aumento da geração de energia a partir de termelétricas no primeiro semestre contribuiu para que a comercialização de óleo diesel crescesse 9,84% entre janeiro e junho, na comparação com igual período do ano passado, acima do consumo aparente de combustíveis, que avançou 9,68% na mesma comparação.

O superintendente de Abastecimento da ANP, Edson Silva, ressaltou que o uso do diesel para veículos cresceu apenas 5,94%, beneficiado pela queda de 1% do preço do produto para o consumidor nos primeiros seis meses do ano, na comparação com a média praticada em igual período do ano anterior.

Em termos de volume o óleo diesel consumido no país passou de 19,767 bilhões de litros entre janeiro e junho do ano passado para 21,712 bilhões em igual período desse ano.

O crescimento do diesel está associado ao consumo das térmicas, o que não aconteceu no ano passado, frisou Silva, em referência à decisão do governo federal de ligar termelétricas este ano para poupar água dos reservatórios das hidrelétricas.

(Rafael Rosas | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.