Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Uso da capacidade na indústria dá salto em junho e vai a 83,3%

BRASÍLIA (Reuters) - O uso da capacidade instalada na indústria, importante indicador de pressão inflacionária, aumentou 0,8 ponto em junho frente ao mês anterior e atingiu novo recorde de 83,3 por cento, de acordo com dados dessazonalizados divulgados nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O novo patamar é o maior da série da CNI, iniciada em 2003, e veio após uma queda de 0,5 ponto no indicador em maio.

Reuters |

'A volatilidade do indicador dessazonalizado da UCI no bimestre maio/junho não altera a trajetória de estabilidade da UCI observada desde o quarto trimestre de 2007', argumentou a CNI em nota.

A entidade acrescentou que, na média do segundo trimestre, o nível do uso da capacidade foi de 83 por cento, valor semelhante ao registrado ao longo dos últimos nove meses.

Um nível elevado do uso da capacidade instalada é um obstáculo para que as fábricas aumentem rapidamente sua produção em caso de aumento da oferta, o que pode estimular elevação de preços.

Na comparação com junho do ano passado, o uso da capacidade instalada cresceu 0,9 ponto.

O comportamento do indicador entre as indústrias, no entanto, foi heterogêneo.

Segundo a CNI, a indústria automotiva respondeu por mais de um terço do uso da capacidade instalada nos 12 meses até junho.

De 19 setores avaliados, 11 tiveram aumento do indicador, 6 tiveram queda e dois, estabilidade.

INFLAÇÃO REDUZ MASSA SALARIAL

A massa salarial na indústria teve retração de 0,3 por cento em junho frente maio, refletindo o impacto da inflação sobre as rendas dos trabalhadores.

No acumulado do primeiro semestre, a massa salarial ainda acumula uma alta de 5,6 por cento ante o mesmo período de 2007.

O faturamento da indústria cresceu 10,5 por cento em junho frente ao mesmo mês de 2007 e aumentou 2 por cento na comparação com maio.

No semestre, o faturamento teve alta de 8,4 por cento, maior elevação da série da CNI.

(Reportagem de Isabel Versiani; edição de Alexandre Caverni)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG