Tamanho do texto

BRASÍLIA - O nível de utilização da capacidade da indústria (UCI) brasileira situou-se em 83,3% em junho em termos dessazonalizados ante os 82,5% registrados em maio. Em junho de 2007, ficou em 82,2%. Os dados fazem parte da pesquisa Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada hoje.

Sem ajustes sazonais, o indicador da CNI apontou uso de 83,1% da capacidade instalada da indústria de transformação nacional em junho, mesma marca verificada em maio de 2008. No sexto mês do exercício passado, estava em 82,2%.

Segundo o organismo, apesar do aumento de 0,8 ponto no indicador dessazonalizado frente a maio, a volatilidade do índice é por efeitos sazonais e de calendário. O índice original (83,1%) apresenta estabilidade embora contrastar com as expansões de 1,5% nas horas trabalhadas e de 0,5% no emprego em igual período , conforme relatório da CNI.

No documento, consta também que, na média do segundo trimestre de 2008, o nível de utilização da capacidade da indústria ficou em 83%, igual ao registrado nos últimos nove meses.

Leia mais sobre indústria

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.