A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) vai levar até o governo um pedido para subsidiar linhas de crédito de exportação para o setor sucroalcooleiro, a custos vigentes antes da crise, de acordo com informação do vice-presidente geral da Cosan, Pedro Mizutani. Segundo ele, a entidade estaria alinhavando junto com o setor uma solicitação de crédito que seria levada até o governo.

"Dois terços da produção brasileira de açúcar e 20% da produção de álcool do setor é exportada e estas linhas são essenciais para a sobrevivência do negócio. O setor é intensivo em capital", afirma Mizutani.

Segundo Mizutani, esta solicitação pode envolver recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "A necessidade de crédito está fazendo com que as usinas vendam o produto a preços baixos, provocando ainda mais pressão nas cotações", disse. Mizutani disse que o governo já acenou com a possibilidade de ajudar o setor exportador. "Agora, o governo tem que entender que o setor sucroalcooleiro é basicamente exportador", explica.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.