Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Usiminas demite 60 trabalhadores em Ipatinga

A Usiminas informou hoje que demitiu 60 trabalhadores na Usina Intendente Câmara em Ipatinga, no Vale do Aço mineiro. Segundo a empresa, reduções no quadro de pessoal têm ocorrido, mas de forma pontual e criteriosa, priorizando empregados em condições de se aposentar ou aqueles aposentados que foram recontratados, em um período no qual a demanda forte se justificava.

Agência Estado |

A Usiminas é uma das principais siderúrgicas fornecedoras de matéria-prima para a indústria automotiva. Por conta da retração da demanda, a queda nas vendas consolidadas da companhia deverá atingir 42% no primeiro trimestre de 2009, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), a empresa, mesmo com a antecipação da parada para manutenção do alto-forno 1 e da antecipação da manutenção do alto-forno 2, não há informações sobre a concessão de férias coletivas na Usina.

Em nota, a companhia informou que, por conta da queda na demanda por produtos siderúrgicos, "tem orientado seu foco estratégico para a redução de custos". O programa vem sendo realizado com o apoio da consultoria McKinsey, para identificar oportunidades de redução de custos variáveis e minimização dos gargalos de produção. Conforme a Usiminas, nos últimos dois meses foram identificados ganhos potenciais da ordem de R$ 220 milhões na área industrial, que poderão ser viabilizados ao longo de 2009.

Mineração

As demissões que vêm sendo verificadas em outras regiões do Estado deverão gerar um novo protesto na próxima semana. Os trabalhadores vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Extração de Metais em Congonhas e Ouro Preto (Metabase Inconfidentes) pretendem realizar uma manifestação em Congonhas, na próxima quinta-feira, às 16 horas, reunindo trabalhadores de outros municípios da região como Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, além de delegações de Ouro Branco e Ouro Preto. Desde o ano passado, o Metabase Inconfidentes registrou a homologação de mais de 900 demissões entre trabalhadores da área de mineração na região. Entre estes estão 150 funcionários das minas da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Vale e Gerdau Açominas.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG