SÃO PAULO - Em meio à tendência de absorção pelas siderúrgicas do serviço de distribuição de aço no Brasil, a Cosipa, subsidiária da Usiminas, anunciou hoje a aquisição da fatia de 49% que o grupo alemão ThysenKrupp detinha na empresa Dufer, que atua na distribuição e transformação de bobinas no Estado de São Paulo. Com o negócio, fechado por R$ 92,4 milhões, a Cosipa passa a deter 100% da Dufer, visto que já era dona de 51%.

Em comunicado ao mercado, a Usiminas informou que a aquisição, já aprovada pelo conselho de administração, está alinhada com a estratégia comercial de reforçar a presença da companhia no setor de distribuição e de centro de serviços.

O negócio anunciado hoje é apenas mais um passo das siderúrgicas em direção à consolidação do setor de distribuição, ainda bastante fragmentado, com cerca de 50 empresas. No caso da Usiminas, o caminho natural é a absorção das já controladas Rio Negro e Faisal, onde tem participação de 64% e 50%, respectivamente.

Nos últimos meses, por exemplo, a Arcelor Mittal anunciou a compra de participação de duas empresas de distribuição: Manchester Tubos (70%) e Gonvarri (50%), por valores não divulgados.

A expectativa dos especialistas do mercado é que o processo de consolidação do setor de distribuição leve entre dois e três anos para ser concluído, deixando poucas competidoras em cena, assim como ocorreu com as siderúrgicas.

(Murillo Camarotto | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.