Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

USDA prevê produção mundial de café recorde

São Paulo, 05 - A produção mundial de café na safra 2008/09 deve confirmar recorde de 138,4 milhões de sacas de 60 quilos, apesar da redução de 2,2 milhões de sacas em relação ao levantamento de junho. A constatação é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que divulgou hoje uma revisão de seu relatório sobre produtos tropicais.

Agência Estado |

Segundo o USDA, a produção do Vietnã estava superestimada no levantamento de junho e foi revista para 19,5 milhões de sacas, ou queda de 2 milhões de sacas. A produção do Brasil e da Colômbia manteve-se inalterada em, respectivamente, 51,1 milhões de sacas e 12,2 milhões de sacas.

A safra da Etiópia foi revisada para 5 milhões de sacas, representando queda de 1 milhão de sacas, em virtude de chuvas abaixo da média. Honduras apresenta aumento de 500 mil sacas, para 4,1 milhão de sacas, como resultado de maior aplicação de fertilizantes. Uganda deve produzir 3,4 milhões de sacas, com aumento de 550 mil sacas, por causa do clima favorável.

Embarques

A exportação mundial de café verde foi revista para recorde de 94,5 milhões de sacas, apesar da redução de 1,5 milhão de sacas embarcadas na estimativa de junho.

O estoque final na safra 2008/09 está projetado em 39,6 milhões de sacas, em comparação com 34,5 milhões de sacas no período anterior. O USDA ressalta que uma comparação de estoque com o relatório de junho não é possível ser feita, por causa da falta de informações de países não produtores na base de dados.

Segundo o USDA, desde 2003/04 os estoques vêm registrando tendência de queda, em um padrão dominado pelo ciclo bienal do café arábica no Brasil. O USDA observa que o volume do estoque deve ser monitorado, já que a safra brasileira será pequena na safra 2009/10.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG