Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Uruguai diz que pode ter hidrocarbonetos em sua costa

Montevidéu, 2 dez (EFE).- A plataforma continental uruguaia pode ter jazidas de hidrocarbonetos, segundo os relatórios geológicos e sísmicos apresentados hoje pelo gerente de Prospecção e Produção da Administração Nacional de Combustíveis, Álcool e Portland (Ancap) do Uruguai, Héctor de Santa Ana.

EFE |

Os estudos foram expostos durante o segundo dia do encontro chamado Rodada do Uruguai, que pretende atrair o investimento das petrolíferas mundiais para começar os trabalhos de prospecção em 2009.

Santa Ana fez uma completa análise dos dados de sedimentação e evolução tectônica, entre outras técnicas de estudo, que definem as três grandes conchas identificadas no Uruguai.

Os relatórios abrangem 10 mil quilômetros de prospecção sísmica em alto-mar, cerca de 150 quilômetros de distância do litoral sudeste do país, nas conchas de Punta del Este, Pelotas e na Oriental del Plata, esta última desconhecida até 2002.

O ministro da Indústria, Energia e Mineração, Daniel Martínez, assegurou, durante o dia inaugural do encontro, que o Uruguai tem atualmente "vantagens comparativa destacáveis" para atrair os investimentos devido a sua "estabilidade econômica, política e social".

Calcula-se que serão necessários pelo menos US$ 100 milhões para a prospecção e detecção desses hidrocarbonetos e até US$ 5 bilhões para sua exploração, incluindo a construção de uma plataforma marinha. EFE mtc/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG