SÃO PAULO - O lucro líquido do UOL somou R$ 27 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que representa uma baixa de 15% em relação ao mesmo trimestre de 2007. De acordo com a empresa, o resultado sofreu impacto do aumento das despesas operacionais, por conta de lançamento de novos produtos.

No acumulado dos nove meses de 2008, o ganho líquido alcançou R$ 75,6 milhões, mas ficou 18% abaixo dos R$ 91,9 milhões apurados no mesmo intervalo do ano passado.

A receita líquida de serviços avançou 9% no trimestre e totalizou R$ 143,8 milhões. No acumulado dos três primeiros trimestres, a receita chegou a R$ 423 milhões, 13% acima do total apurado nos primeiros nove meses de 2007.

O Ebtida somou R$ 29,1 milhões no terceiro trimestre e R$ 99 milhões nos nove meses deste ano, os resultados representam redução de 22% e de 17%, respectivamente, em relação a períodos equivalentes de 2007. Conforme a companhia, essa baixa se deve a aumento de despesas operacionais, principalmente relacionadas aos novos produtos, "os quais ainda não atingiram o potencial total de geração de receitas".

Conforme o balanço da empresa, a receita bruta com publicidade e outras fontes avançou 58% no terceiro trimestre e somou R$ 73,3 bilhões. No ano, a alta foi de 47%, tendo atingido R$ 195,5 milhões. Segundo a empresa, tal expansão é decorrência do aumento do número de anunciantes de publicidade de marca e o crescimento da receita com produtos.

Já a receita com assinaturas caiu 3% no período e ficou em R$ 129,7 milhões no trimestre. De janeiro a setembro a receita com assinaturas somou R$ 386 milhões, com queda de 2% frente a 2007.

No trimestre, as despesas operacionais totais cresceram 38% e totalizaram R$ 75,6 milhões. No ano, a alta foi de 43%, para R$ 196 milhões.

O resultado financeiro da empresa foi positivo e teve um aumento de R$ 8 milhões para R$ 17 milhões na comparação entre os terceiros trimestres de 2007 e deste ano. O resultado se deve, segundo a companhia, ao maior rendimento sobre as aplicações financeiras. No acumulado do ano, a expansão do resultado financeiro líquido foi de 42%, para R$ 35,8 milhões.

A empresa afirma ainda que sustenta liderança no mercado tanto em page views como em tempo de permanência online dentre os portais de conteúdo no país. Citando pesquisa do Ibope//NetRatings, a companhia diz que fechou setembro com 1.789 milhões de páginas vistas e um tempo médio de permanência online de 1h09min13seg. No primeiro caso, houve aumento de 11% frente a setembro de 2007. No tempo de permanência a expansão foi de 6% em igual período.

(Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.