Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Unica prepara entrada do etanol brasileiro na China

Pequim, 23 - A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e produtores de etanol brasileiros começaram movimentos preliminares para entrar no mercado chinês de biocombustíveis, mas várias questões precisam ser resolvidas antes que projetos conjuntos possam ter início, afirmou hoje o presidente da Unica, Marcos Jank, que está em visita à China. Estamos aqui na China para iniciar as discussões.

Agência Estado |

Isso não ocorrerá em uma semana, isso pode acontecer em um ano", disse ele. Segundo Jank, os problemas que precisam ser superados incluem as pesadas tarifas de importação da China e o fato de que a mistura de etanol e a distribuição no país são controladas por um grupo muito pequeno de empresas.

A China começou a introduzir uma mistura de 10% de etanol à gasolina em algumas partes do país. Mas a introdução da mistura em todo o país exigiria mais etanol do que a produção atual de 2 milhões de toneladas por ano.

"Se a China implantar completamente a mistura de 10% de etanol, o país será um grande mercado no curto prazo", disse Jank. Para que o Brasil comece a exportar para a China, é necessário que questões envolvendo imposto e distribuição sejam resolvidas. A China tem uma tarifa de importação de etanol de 30%. "A tarifa precisa ser suspensa ou reduzida", afirmou ele.

No entanto, como a maior parte do etanol na China é produzida a partir de milho, uma decisão do governo para interromper a produção de etanol a partir de lavouras que servem para alimentação significa que o país precisa encontrar alternativas, e o Brasil pode oferecê-las, segundo Jank. O Brasil é o maior produtor mundial de cana e de etanol de cana.

O próximo passo na possível abertura do mercado chinês deve ocorrer em novembro, quando uma delegação do governo chinês visitará o Brasil para discutir uma possível cooperação entre os dois países. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG