Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Unica participa de discussão de nova matriz energética em Brasília

São Paulo, 10 - O Tribunal de Contas da União (TCU) organiza em Brasília nos dias 11 e 12 deste mês um encontro para discutir a nova matriz energética brasileira a partir dos insumos disponíveis no País. O debate contará com a presença do diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Leão de Sousa, que participará do painel Petróleo e Derivados, Gás e Combustíveis - Cenários de Oferta e Demanda, com uma palestra sobre a importância do etanol na atual matriz energética brasileira, programada para o dia 11.

Agência Estado |

O encontro acontecerá no auditório Ministro Pereira Lira, no edifício-sede do TCU, em Brasília.

Um estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério das Minas e Energia, confirmou que a cana-de-açúcar é a segunda fonte primária de energia do País. O Balanço Energético Nacional 2008, com base no ano de 2007, mostra que a cana representou 15,9% da matriz energética brasileira, atrás apenas do petróleo, com 37,4%. Entre as fontes renováveis, a cana-de-açúcar ocupa a liderança, tendo em segundo lugar as hidrelétricas, que representam 14,9% do total.

A Unica informou que acredita que a política pública para os combustíveis automotivos deve ser baseada em critérios de sustentabilidade na produção e no uso dos combustíveis. A matriz de combustíveis deve atender as expectativas dos vários agentes envolvidos como produtores de biocombustíveis, exploradores de petróleo, refinadores e distribuidores de derivados, indústria automobilística, consumidores, governo e da sociedade como um todo. "É, portanto, absolutamente necessário e urgente a definição pelo governo de uma matriz energética consistente e duradoura, consolidando uma perspectiva de longo prazo da participação dos biocombustíveis no arcabouço institucional do Brasil", enfatiza Eduardo Leão de Sousa.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG