A maior parte do etanol exportado pelo Brasil na safra 2008/09, ou 70% do total, seguiu para os Estados Unidos, informou hoje a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). O total exportado até o final de junho, já incluído o etanol que segue para o mercado americano via Caribe, chegou a 770 milhões de litros, um aumento de 84% sobre os 418 milhões de litros exportados no mesmo período da safra 2007/08.

As exportações totais, incluídos outros países compradores, chegaram a 1,1 bilhão de litros, o que representa alta de 43,8% em relação à safra anterior.

O tamanho da safra 2008/09 em relação à projeção inicial, tanto em termos da quantidade de cana a ser moída quanto do volume de produtos obtidos por tonelada processada, ainda poderá ser revisto pela Unica em função dos resultados ao longo do mês de julho. Outro fator que pode influenciar o tamanho da safra é o início da produção nas novas unidades instaladas na região Centro-Sul. Até o final de junho, apenas 6 das 32 novas unidades previstas já haviam iniciado suas atividades na safra 2008/09.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.