target forward com Aracruz - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Unibanco nega em nota operação de target forward com Aracruz

SÃO PAULO - O Unibanco divulgou hoje comunicado onde nega ter feito operações de target forward para a Aracruz Celulose. A operação provocou fortes prejuízos para a empresa de celulose, por conta da disparada das cotações do dólar em meio à crise financeira nos Estados Unidos.

Valor Online |

O banco foi citado como um dos que estariam negociando a extensão do prazo de pagamento da operação, ao lado do Credit Suisse, UBS Pactual e Merrill Lynch, conforme reportagem do caderno Eu & Investimentos do jornal Valor de hoje.

No comunicado, o Unibanco afirma que não participou de nenhuma operação de derivativos com a Aracruz, inclusive aquelas conhecidas como "target forward".

Nessa operação, conforme apurou o Valor, a empresa fica vendida em dólar futuro duas vezes. Primeiro, ela vende o dólar para o banco no mercado futuro por meio de um instrumento chamado de "forward", ou "nondeliverable forward" (NDF). Trata-se de uma venda de moeda a termo, por meio da qual a empresa se compromete a entregar os dólares em um dia do futuro a uma cotação prefixada. Essa transação, em si, não representa exposição a risco cambial se a empresa tiver uma receita em dólar proporcional a receber.

No "target forward" feito pela Aracruz, no entanto, a empresa faz mais uma operação: vende de novo o dólar para o banco no futuro e, por meio de uma transação mais arriscada, a venda de uma opção de compra. Por meio desse instrumento, o banco paga um valor à empresa para ter o direito de comprar o dólar a um cotação preestabelecida no futuro. Se o dólar não atinge o nível estabelecido na opção, não há problema, pois o contrato vira pó e a empresa fica com o prêmio da venda da opção. Mas quando o dólar dispara e fica muito acima, o prejuízo da empresa é enorme, caso da Aracruz.

(Angelo Pavini | Valor Econômico para o Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG