Negociadores mostraram hoje mais otimismo em relação a um desfecho favorável para a Rodada Doha de liberalização do comércio. Acredito que a situação mostra-se positiva.

Podemos ficar bastante esperançosos agora", afirmou Peter Mandelson, comissário de Comércio da União Européia (UE), aos jornalistas.

"O que está emergindo é um acordo que não é perfeito, não é lindo, mas é bom para a economia mundial e bom para o desenvolvimento", afirmou. Segundo ele, houve bastante progresso nas discussões em torno de um novo pacto para o comércio global. "Acho que há um consenso surgindo agora", disse.

O Ministro de Comércio da Índia, Kamal Nath, também falou em consenso, embora tenha ponderado que não há nenhum acordo fechado até agora. "Não há acordo, mas existem certas áreas de interesse, certas áreas de consenso", afirmou Nath. "Em áreas que afetam o sustento e a segurança, que afetam a pobreza, não há acordo, não há consenso. Nas áreas que aumentam a prosperidade, há alguns consensos", divagou o ministro indiano.

Representantes de mais de 35 países estão desde segunda-feira reunidos na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra (Suíça), para tentar salvar a Rodada Doha iniciada há sete anos. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.