Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

União Européia ainda pode enfrentar inflação, diz comissário

ATENAS, Grécia (Reuters) - A inflação da União Européia e da zona do euro provavelmente alcançou seu pico, mas os riscos dos efeitos de uma segunda rodada não devem ser subestimados, afirmou neste sábado Joaquin Almunia, comissário da União Européia para assuntos monetários, em entrevista publicada neste sábado. A inflação, com 3,8 por cento na área do euro no final de agosto, provavelmente já atingiu seu máximo e a recente queda no preço do petróleo deve ajudar a diminuir a pressão sobre os preços, declarou Almunia ao jornal grego Typos Sunday.

Reuters |

'Mas isso não significa que devemos subestimar os efeitos de uma segunda rodada e o desafio de fomentar o crescimento enquanto controlamos as pressões inflacionárias na área do euro,' afirmou.

A área do euro se retraiu em 0,2 por cento no segundo trimestre e de acordo com as mais recentes publicações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e previsões do Banco Central Europeu (BCE) para a segunda metade de 2008 e início de 2009 não são muito boas, disse.

'No geral, a situação está bastante incerta. A confiança caiu e há a possibilidade de que um ambiente de economia deteriorada possa atingir negativamente o setor, prolongando as dificuldades sentidas até aqui.'

'O mercado de trabalho se agüentou bem até o momento, mas a situação pode mudar,' afirmou ele.

Almunia propôs uma política de reação em quatro áreas de ação; política monetária e fiscal, mercados financeiros, reforma estrutural e agenda externa.

'Nós fomos atingidos por uma série de choques globais e precisamos trabalhar unidos para desenvolver uma política de reação coerente. O sucesso irá reduzir a duração e a profundidade desses maus negócios e nos fará mais resistentes no futuro.'

A economia européia tem lutado para lidar com uma série de problemas globais, a turbulência financeira arrastou a comunidade por mais tempo do que o esperado, com pequenos sinais de melhora, disse.

Os preços de commodities, especialmente energia e de alimentos, atingiram altos valores nos últimos meses, aumentando a inflação e segurando o crescimento, declarou Almunia.

(Reportagem e George Hatzidakis)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG