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Ultrapar paga R$ 1,1 bi pelos negócios de distribuição da Texaco no BR

SÃO PAULO - A Ultrapar Participações, dona dos postos Ipiranga, anunciou a compra dos negócios de distribuição da Texaco no Brasil por R$ 1,161 bilhão. Segundo a companhia, a transação será paga com recursos disponíveis em caixa. O valor da operação está sujeito a ajustes de capital de giro e endividamento líquido na liquidação financeira.

Valor Online |

Pelo fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o acordo foi fechado por meio da subsidiária da Ultrapar, a Sociedade Brasileira de Participações, que comprou 100% das cotas da Chevron Brasil Ltda. e da Sociedade Anônima de Óleo Galena Signal, subsidiárias da Chevron que possuem as atividade de distribuição de combustíveis Texaco no país.

A combinação da Ipiranga, comprada em 2007 pelo grupo, com a Texaco criará um negócio de distribuição de combustíveis nacional, com uma rede de mais de 5 mil postos e participação de mercado de 23%.

Segundo a Ultrapar, essa união também possibilitará um melhor posicionamento da empresa para o crescimento e dará mais competitividade por meio da maior escala de operações, além de proporcionar a expansão geográfica da companhia.

Atualmente, a Texaco distribui combustíveis no território nacional, com exceção do estado de Roraima, por uma rede de aproximadamente 2 mil postos e diretamente a grandes consumidores.

Em 2007, a Texaco vendeu 6,7 milhões de metros cúbicos de diesel, gasolina, etanol e GNV, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, representando uma participação no mercado nacional de 9%.

Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, áreas em que a Ultrapar passará a atuar com essa aquisição, a Texaco é a segunda maior empresa, com participação de mercado de 9% em 2007.

No ano passado, a Texaco teve receita de R$ 11,9 bilhões e geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 121 milhões. Nos quatro primeiros meses de 2008, gerou um Ebitda anualizado de R$ 147 milhões.

Para permitir um processo gradual e organizado de transição de marcas, os termos da transação incluem o licenciamento, já considerado no valor da aquisição, da família de marcas Texaco por 3 anos nas regiões Sul e Sudeste e por 5 anos nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Ainda conforme o comunicado, a liquidação financeira acontecerá depois do cumprimento de determinadas condições e da segregação das atividades de lubrificantes e exploração de petróleo, hoje pertencentes à Chevron Brasil Ltda, para outras pessoas jurídicas da Chevron. Segundo a Ultrapar, esses procedimentos deverão acontecer até o começo de 2009.

(Valor Online)

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