Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ufla: preço pago pelo produtor em MG cai 0,45% em janeiro

Belo Horizonte, 26 - Levantamento mensal dos índices de preços agrícolas, desenvolvido pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/Ufla), mostra uma mudança no comportamento dos custos de produção no primeiro mês deste ano. Foi constatada uma queda nos custos, puxada pelos fertilizantes, rações e outros derivados da petroquímica, fazendo com que o Índice de Preços Pagos (IPP) pelo produtor fechasse janeiro com queda de 0,45%.

Agência Estado |

Já o Índice de Preços Recebidos (IPR) pelo agricultor sinalizou uma melhora em relação ao mês anterior, subindo 2,56% em janeiro. A renda do setor foi puxada pelas altas no preço do café (8,59%), banana (17,95%), tomate (50%) e da laranja (24,66%). De maneira geral, os hortifrutigranjeiros tiveram aumento de 20,21% este mês.

Para os pecuaristas, porém, a situação continua desfavorável. Os produtores receberam menos pela venda do leite tipo C (-9,92%) e pelo leite tipo B (-3,08%). A pesquisa também registrou quedas nos preços do arroz, de 5%, e do feijão (-13,41%). Já o preço do milho se manteve estável em comparação com o mês anterior.

A pesquisa da Ufla revela, no entanto, a diminuição dos preços dos insumos utilizados pelo produtor rural é mais lenta este mês do que a verificada em dezembro. A cotação dos fertilizantes, que ficou 15,64% mais barato no mês passado, agora caiu 0,01%. Já o preço médio das rações teve redução de 1,04%; os herbicidas ficaram mais baratos no mês em 5,27%; o mesmo acontecendo com os vermífugos, que caíram 9,54%. As vacinas tiveram queda média de 0,51%.

No acumulado de 2008, os preços pagos pelo produtor rural superaram com folga os valores recebidos por sua produção. O IPP do ano passado acumulou alta de 9,85%, enquanto o IPR teve elevação de 3,88% no período. A pesquisa considera levantamento mensal de 42 produtos e 187 insumos agropecuários.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG