Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

UE proíbe alimentos para crianças com leite chinês

Pequim, 25 - A União Européia proibiu hoje a importação de alimentos para crianças que contenham leite chinês. A restrição ocorre em meio ao escândalo do leite em pó contaminado no país asiático, que já matou quatro bebês e deixou mais de 54 mil crianças doentes.

Agência Estado |

O leite chinês estava contaminado pela melamina, um produto químico usado na indústria de plásticos.

O bloco de 27 nações se soma à lista de países que baniram ou restringiram os produtos lácteos chineses. Além da proibição, a Comissão Européia pediu maior controle sobre as importações de alimentos chineses.

Segundo médicos, em pequenas quantidades a melamina não causa danos, mas em grandes quantidades pode causar pedras nos rins e até a morte por falência renal.

Todos os outros produtos importados que contenham mais de 50% de leite em pó deverão ser testados segundo regras mais rígidas a partir de amanhã. Especialistas do bloco europeu afirmaram que havia apenas um risco pequeno, mas a Comissão Européia afirmou que tratava-se de uma precaução.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef) e o Fundo da ONU para a Infância divulgaram um comunicado conjunto, demonstrando preocupação com a crescente crise. "Ainda que qualquer tentativa de enganar o público na área da produção alimentar e do marketing seja inaceitável, a contaminação deliberada de alimentos a serem consumidos por crianças vulneráveis e jovens crianças é particularmente deplorável", afirmou o texto.

A melamina foi encontrada em fórmulas para crianças de 22 companhias de laticínios chinesas. Acredita-se que os fornecedores, tentando cortar custos, adicionaram água ao leite. Com a melamina, porém, a fraude não era detectada, pois a substância dava a falsa impressão de que a mistura continha o mesmo valor protéico do leite puro.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG