Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

UE manterá seus limites na agricultura no caso de uma reunião sobre Doha

Bruxelas, 28 nov (EFE).- Os países da União Européia (UE) manterão os mesmos limites a suas concessões em agricultura, no caso de ser convocada uma reunião, em dezembro, em Genebra, para desbloquear a Rodada de Doha sobre a liberalização do comércio mundial.

EFE |

Os ministros da Agricultura da UE falaram sobre as possibilidades de que seja realizada uma reunião ministerial em Genebra, sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), para desbloquear a Rodada de Doha e conseguir um pacto sobre a abertura de mercados agrícolas e industriais.

O secretário de Estado do Meio Rural espanhol, Josep Puxeu, disse à imprensa que o Conselho de Agricultura deixou claro que mantém "as mesmas linhas vermelhas" que em julho, ao falar das concessões que a UE pode fazer neste âmbito.

Puxeu se referiu, assim, à reunião de julho, que terminou com um fracasso e na qual os membros da OMC tentaram, sem sucesso, impulsionar as Rodadas de Doha - que começaram em 2001 para liberalizar os mercados e beneficiar as economias em desenvolvimento.

Entre os aspectos agrícolas nos quais a UE tem seus limites, destacam-se as condições do acesso a seu mercado, como, por exemplo, os preços de entrada e o respeito às denominações de origem, destacou Puxeu.

O secretário de Estado espanhol disse que aumentaram as probabilidades de que, em dezembro, haja uma sessão ministerial em Genebra, após os acordos da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países mais ricos e os principais emergentes) em Washington, que pediram um acordo sobre a liberalização comercial. EFE ms/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG