Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

UE lamenta que impasse sobre Rodada de Doha bloqueie reunião da OMC

Bruxelas, 12 dez (EFE).- A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) lamentou hoje a falta de acordo para convocar neste mês uma cúpula da Organização Mundial do Comércio (OMC), com o objetivo de completar a rodada de Doha.

EFE |

O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, anunciou hoje que decidiu não reunir os ministros dos 153 países-membros da OMC em dezembro, após constatar que não há vontade suficiente nem interesse para um compromisso político que permita desbloquear a Rodada de Doha.

A comissária de Comércio da UE, Catherine Ashton, responsável por negociar em nome do bloco europeu, se queixou por não poder seguir adiante depois de ter chegado "tão perto da linha de chegada", com uma minuta de acordo que teria sido beneficente para todos e teria contribuído para impulsionar a economia mundial.

"Todos estaremos pior e, sobretudo, os países em desenvolvimento, se não alcançarmos completar a rodada de liberalização, especialmente neste difícil momento de desaceleração global", advertiu a comissária.

Segundo ela, é preciso manter os progressos conseguidos até o momento e retomar a negociação em janeiro com o novo Governo americano.

"A Europa seguirá assumindo um papel de liderança", ressaltou Ashton, que também confiou que o resto dos membros da OMC resistirá às tentações protecionistas. EFE epn/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG