preocupação com testes de mísseis iranianos - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

UE expressa preocupação com testes de mísseis iranianos

Paris, 11 jul (EFE).- A União Européia (UE) expressou hoje sua preocupação com os testes de mísseis balísticos realizados pelo Irã e disse que esses servem apenas para reforçar as inquietações por Teerã não ter suspendido as atividades nucleares.

EFE |

"A União Européia expressa sua preocupação após o Irã ter testado nos dias 9 e 10 de julho mísseis de curto e médio alcance", aponta um comunicado divulgado pela Presidência francesa do bloco.

Segundo a nota, "estes testes de mísseis podem apenas reforçar as inquietações da comunidade internacional" quanto ao Irã não ter cumprido as exigências do Conselho de Segurança das Nações Unidas e, "em particular, não ter suspendido suas atividades nucleares sensíveis".

A UE pede a Teerã que responda a essas reivindicações, "para chegar a uma solução negociada à questão nuclear".

O Irã, que ameaçou "queimar" Israel e a força naval dos Estados Unidos no Golfo Pérsico se as instalações nucleares do país fossem atacadas, anunciou na quinta-feira novos testes de mísseis após os realizados no dia anterior.

Os cinco membros do Conselho de Segurança da ONU (França, EUA, Reino Unido, Rússia e China) e a Alemanha fizeram uma nova oferta com vantagens econômicas e tecnológicas a Teerã em troca da suspensão das atividades de enriquecimento de urânio.

O Irã respondeu à oferta em carta enviada na semana passada, na qual não menciona a suspensão das atividades sensíveis.

A França, que ocupa desde 1º de julho a Presidência de turno da UE, disse que a carta será analisada agora pelos seis países para adotar uma posição comum. EFE ik/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG