Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

UE e Mercosul voltam a negociar acordo de comércio

Zapatero diz que acerto incrementaria em 5 bilhões de euros as relações entre os dois blocos

AE |

A União Europeia (UE) e o Mercosul concordaram em retomar formalmente a negociação de um acordo de livre comércio entre os blocos, anunciou hoje, em Madri, o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero. "Nós decidimos retomar o diálogo em busca de um acordo que seja ambicioso e equilibrado", declarou Zapatero em entrevista coletiva concedida durante a cúpula de líderes europeus e latino-americanos promovida pela UE, cuja presidência rotativa é atualmente exercida pela Espanha.

 

De acordo com Zapatero, um eventual acordo entre a UE, composta por 27 países, e o Mercosul, integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, incrementaria em 5 bilhões de euros o comércio entre as partes. "Diante da tentação do protecionismo, a melhor resposta à crise econômica é promover o comércio", defendeu o chefe de governo.

As negociações de um acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul começaram em 1999. O diálogo chegou a um impasse em 2004 pela falta de acordo quanto às tarifas que protegem a agricultura europeia dos produtos exportados pela América Latina. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: comérciozona do euromercosul

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG