Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

UE discute hoje com Rússia e Ucrânia solução para crise do gás

Bruxelas - A União Européia (UE) abordará hoje em Bruxelas com responsáveis russos e ucranianos os detalhes técnicos do envio de observadores europeus para controlar a provisão de gás natural aos países do bloco europeu.

EFE |

O comissário de Energia da UE, Andris Piebalgs, e representantes da Presidência tcheca do bloco se reunirão hoje com o presidente da companhia russa Gazprom, Alexei Miller, e com o vice-presidente da ucraniana Naftogas, cujo conflito pelos preços do gás deixou sem esse combustível vários países do leste e do centro de Europa.

A UE anunciou ontem que tinha alcançado um acordo com Moscou e Kiev para enviar a ambos os países monitores que controlem o envio de gás ao bloco europeu e explicou que hoje, em Bruxelas, serão acertados os detalhes técnicos para aplicar o pacto.

Além disso, esta manhã o vice-primeiro-ministro ucraniano, Hryhoriy Nemyria, o vice-presidente da Naftogaz e o presidente da Gazprom se reunirão com a Comissão de Assuntos Exteriores do Parlamento Europeu.

O presidente da Eurocâmara, Hans-Gert Pottering, receberá também os representantes de ambas as empresas.

Na sexta-feira, haverá duas reuniões do Grupo de Coordenação de Gás da UE e dos embaixadores adjuntos do bloco europeu, que estudarão a situação.

Se a provisão não fora restabelecida até sexta-feira, se convocará para na próxima segunda-feira uma reunião extraordinária de Ministros de Energia.

Leia mais sobre: gás europeu

Leia tudo sobre: gasodutogás

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG