Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

UE continuará discussões para reformar Política Agrícola Comum

BRUXELAS - Os ministros de Agricultura da União Européia (UE), que se reunirão nesta segunda e terça-feira em Luxemburgo, continuarão as negociações para a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), a fim de alcançar um acordo em novembro.

EFE |

O Conselho de Agricultura e Pesca da UE continuará as discussões sobre a revisão da PAC, embora este encontro seja marcado principalmente para tratar de contatos bilaterais, visando à aproximação de posturas, já que, segundo várias fontes, os países ainda estão muito distantes e parece parece ser difícil um acordo.

Os ministros iniciarão a reunião com os assuntos sobre pesca e apenas na parte da tarde discutirão a revisão da PAC. Estão previstas sessões trilaterais durante os dois dias entre os países, a comissária de Agricultura da UE, Mariann Fischer Boel, e a Presidência francesa de turno do bloco europeu.

Na terça-feira, o Conselho fará um balanço breve destes contatos e a Presidência exporá como eles continuarão de agora até a reta final da negociação, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro.

Além disso, produtores europeus de leite se concentrarão amanhã diante do edifício do Conselho para pedir aos ministros que tomem medidas que garantam um preço justo para os criadores de gado.

A PAC absorve metade do orçamento da UE, 55,8 bilhões de euros ao ano.

Desde setembro, foram intensificados os trabalhos sobre a reforma e houve grupos de alto nível, que concluíram que há "poucos avanços", porque os países não se movimentam em suas posições, segundo fontes européias.

De acordo com a Presidência francesa da UE, os assuntos em aberto são as medidas de intervenção no mercado, o futuro das cotas leiteiras e a redução ou corte de ajudas agrícolas para fortalecer o desenvolvimento rural.

Leia tudo sobre: união européia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG