Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

UE busca resposta coordenada para crise financeira

Paris - Os líderes dos quatro países europeus do G8 (Alemanha, França, Itália e Reino Unido) discutirão neste sábado em Paris uma maneira de conseguir uma coordenação europeia de urgência contra a crise e uma posição comum às vésperas do debate internacional sobre as reformas do sistema financeiro.

EFE |

 

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, recebe hoje no Palácio do Eliseu a partir das 16h30 locais (11h30 de Brasília) os chefes do governo da Alemanha, Angela Merkel, Itália, Silvio Berlusconi, e Reino Unido, Gordon Brown, para uma pequena cúpula européia.

Sarkozy, que este semestre exerce a Presidência da União Europeia (UE), assegurou que o encontro de hoje é para preparar uma concertação européia para a reunião habitual dos ministros de Finanças dos Estados do G7 na próxima semana em Washington.

Também participam do encontro de hoje o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e os presidentes do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, e do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

Os preparativos para a reunião de Paris foram marcados pela divergência entre os participantes, especialmente sobre a ideia de um fundo europeu para salvar o setor bancário de cerca de 300 bilhões de euros, que foi rapidamente desprezada diante da oposição, sobretudo, de Merkel.

Para saber mais

 

Serviço 

Leia tudo sobre: crise nos euaue

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG